Programa de Aprimoramento Profissional do Instituto Butantan – Lato Sensu

Butantan_portal_biomedico
Clique e Compartilhe
  • 195
    Shares

O Instituto Butantan, como instituição integrante do Programa de Aprimoramento Profissional da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo (PAP) passará a ofertar, em 2018, Cursos de Especialização.

Áreas ofertadas:

  • Especialização em Toxinas de Interesse em Saúde
  • Especialização em Biotecnologia para a Saúde – Vacinas e Biofármacos
  • Especialização em Animais de Interesse em Saúde: Biologia Animal
  • Especialização em História, Museologia e Divulgação da Ciência e da Saúde
Os cursos terão duração de um ano, com carga horária semanal de 40 horas de atividades, perfazendo um total anual de 1.760 horas. As inscrições serão realizadas no período de 30/10 a 17/11/2017, exclusivamente pelo site do Butantan.
Sobre o curso:
Os Programas de Aprimoramento Profissional desenvolvidos no Instituto Butantan fazem parte de um Programa de Bolsas para profissionais de nível superior que podem atuar na área da Saúde (exceto médicos), mantidos pelo Governo do Estado de São Paulo.
Curta_portal_biomedico

Objetivos:

O programa de bolsas de Aprimoramento Profissional tem como objetivos:

• Complementar a formação universitária em aspectos da prática profissional não contemplados nos cursos de graduação;

• Proporcionar formação abrangente e crítica, preparando os profissionais para a implantação e consolidação de um sistema de saúde universalizado, integrado, hierarquizado e regionalizado;

• Aprimorar profissionais que integram ou apoiam as diversas áreas do campo da saúde, incluindo a pesquisa, produção e divulgação.

 

Participar de treinamento em serviço, sob a orientação e supervisão diretas de profissionais especializados nas diversas áreas que integram ou apoiam a área de saúde.​

 

Público Alvo:

Graduados nas seguintes áreas:

Administrador Hospitalar
Bibliotecário
Biólogo
Biomédico
Bioquímico
Biotecnólogo
Enfermeiro
Engenheiro Ambiental e Sanitário
Engenheiro Biotecnólogo
Engenheiro de Processos
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Engenheiro Químico
Farmacêutico
Farmacêutico-Bioquímico
Formado em Ciências da Informação e Documentação
Formado em Ciências da Natureza e
Formado em Ciências Sociais.
Formado em Ciências Moleculares
Gestor Ambiental
Historiador
Médico Veterinário
Museólogo
Pedagogo
Químico
Zootecnista
Zootecnólogo​

edital_portal_biomedico

 

Programa

1 – Especialização em Toxinas de Interesse em Saúde

Supervisor Titular – Sonia Aparecida de Andrade

Duração do Programa – 1 ano

Reconhecido como Especialização pelo Parecer 382/2017 do CEE da SEE de SP[AMA2] 

O Instituto Butantan é uma instituição que desenvolve pesquisa envolvendo toxinas, venenos e animais peçonhentos, produção de imunobiológicos, que hoje incluem, além dos antivenenos utilizados no tratamento dos acidentes por animais peçonhentos, vacinas virais e bacterianas, e divulgação científica visando a popularização dos conhecimentos produzidos na área da saúde. Atrelada a essa missão o Instituto Butantan busca a excelência mundial na pesquisa, desenvolvimento, divulgação, formação e produção de insumos e serviços para a saúde pública. Nesse contexto, a formação de recursos humanos para atuar nessas diversas áreas da saúde requer o conhecimento detalhado sobre a bioprospecção de toxinas, seus mecanismos de ação e suas aplicabilidades, que nessa Instituição centenária, participam contribuindo no desenvolvimento científico, bem como na produção de imunobiológicos.

O objetivo geral desse curso é capacitar profissionais com conhecimento aplicado em toxinas para atuar nas áreas da saúde. Qualificar profissionais no entendimento dos efeitos e mecanismos da ação de toxinas nos diferentes sistemas biológicos e suas aplicabilidades e para atuação diferenciada na área da saúde, estimulando a visão integrada envolvendo ética, políticas públicas do SUS, inovação, bioprospecção, ciência e saúde.

O curso inclui linhas de pesquisas desenvolvidas por um corpo de orientadores ligados a variados laboratórios. Todas as pesquisas são relacionadas com algum aspecto relativo a toxinas de interesse em saúde, versando principalmente sobre animais peçonhentos, ações de suas toxinas, epidemiologia e tratamento de envenenamentos causados por animais peçonhentos, além de bioprospecção de novos fármacos usando toxinas como ferramentas.

 2-  Especialização em Animais de Interesse em Saúde: Biologia Animal

Supervisor Titular – Vania Gomes de Moura Mattaraia

Duração do Programa – 1 ano

Reconhecido como Especialização pelo Parecer 382/2017 do CEE da SEE de SP[AMA3] 

O Instituto Butantan é uma instituição que desenvolve pesquisa envolvendo toxinas, venenos e animais peçonhentos, produção de imunobiológicos, que hoje incluem, além dos antivenenos utilizados no tratamento dos acidentes por animais peçonhentos, vacinas virais e bacterianas, e divulgação científica visando a popularização dos conhecimentos produzidos na área da saúde. Atrelada a essa missão o Instituto Butantan busca a excelência mundial na pesquisa, desenvolvimento, divulgação, formação e produção de insumos e serviços para a saúde pública. Nesse contexto, a formação de recursos humanos para atuar nessas diversas áreas da saúde requer o conhecimento detalhado sobre a biologia, ambiência, bem-estar e características específicas dos animais, que nessa Instituição centenária, participam contribuindo no desenvolvimento científico, bem como na produção de imunobiológicos e na alimentação de outras espécies, mantidas nos nossos museus.

O objetivo geral desse curso é especializar o aluno por meio do desenvolvimento científico e do aprendizado de boas práticas para criação, manutenção e uso de animais de interesse científico e didático em saúde.

O curso inclui linhas de pesquisas desenvolvidas por um corpo de orientadores ligados a variados laboratórios. Todas as pesquisas são relacionadas com algum aspecto da biologia de animais de interesse em saúde, versando principalmente sobre artrópodes, serpentes, roedores, lagomorfos, cavalos e anfíbios, e abrangendo as áreas de história natural e ecologia, taxonomia e sistemática, manejo e manutenção de animais em cativeiro, morfologia, bioquímica e ação biológica de venenos, genética e biologia molecular.

O curso proporciona ao aluno normas de boas práticas de produção (GMP) e normas internas de funcionamento dos Biotérios de roedores, serpentes e artrópodes. História natural, biologia e manejo das diferentes espécies criadas nestes biotérios (roedores, lagomorphas, invertebrados e serpentes). Conhecimento das principais enfermidades que acometem estas espécies em cativeiro, dando ênfase àimportância do manejo profilático. Manejo reprodutivo. Normas de biossegurança. Processos de controle ambiental e de lavagem, desinfecção e esterilização. Controle sanitário e genético. Manipulação de soluções. Coleta de fluídos e inoculação. Anestesia, analgesia e cuidados pré e pós-cirúrgico. Eutanásia, descarte e ética animal.

Aborda também, o acompanhamento das imunizações dos cavalos, seleção dos animais soroprodutores, sangria de produção. Manejo nutricional, sanitário: vacinações,vermifugações dos animais. Bem-estar animal e bioética.

3- Especialização em Biotecnologia para a Saúde – Vacinas e Biofármacos

Supervisor Titular – Elizabeth Angélica Leme Martins

Duração do Programa – 1 ano

Reconhecido como Especialização pelo Parecer 382/2017 do CEE da SEE de SP[AMA4] 

Serão abordados aspectos das Politicas Públicas de Saúde e da dinâmica gerada pelas necessidades do mercado coadunadas com a participação do Instituto Butantan em atender estas demandas. O Butantan desenvolve e produz novos imunobiológicos e biofármacos de interesse em saúde pública, além de gerar conhecimento através de pesquisas científicas, divulgação e estimulo ao conhecimento científico, formando recursos humanos em todas as suas atividades. Neste contexto o Instituto Butantan tem um ambiente favorável para o desenvolvimento da Ciência e Biotecnologia, gerando inovação tecnológica.

Dentre os projetos desenvolvidos no Instituto Butantan estão os de melhoramento de vacinas já existentes, os de prospecção de novas vacinas e candidatos vacinais para a solução de problemas importantes emergentes e reemergentes, o desenvolvimento de processos para obtenção de biofármacos como novos soros específicos, anticorpos especiais, hemoderivados e produção de “kits” para diagnósticos.

O programa inclui Bases Científicas do Desenvolvimento de Vacinas e BiofármacosBiotecnologia: da Pesquisa à Produção, Bioprocessos e Técnicas Associadas, Testes em Animais de Laboratório, Controle de Qualidade e Métodos Analíticos, Produção de Vacinas e Biofármacos, Boas Práticas de Laboratório e de Fabricação – Garantia de Qualidade, Gestão Ambiental/Residuos e Biossegurança.

O Programa tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuar na área da saúde, compreendendo os processos de pesquisa, desenvolvimento e produção de imunobiológicos e biofármacos, bem como na divulgação dos resultados da aplicação destes produtos na saúde das populações.

 4- Especialização em História, Museologia e Divulgação da Ciência e da Saúde

Supervisor Titular – Adriana Mortara Almeida

Duração do Programa – 1 ano

Reconhecido como Especialização pelo Parecer 382/2017 do CEE da SEE de SP[AMA5] 

Desde sua criação, há mais de 115 anos, o Instituto Butantan tem se consolidado como uma instituição de vocação mista que desenvolve pesquisa envolvendo toxinas, venenos e animais peçonhentos, produção de imunobiológicos que hoje incluem, além dos antivenenos utilizados no tratamento dos acidentes por animais peçonhentos, vacinas virais e bacterianas, e divulgação científica visando a popularização dos conhecimentos produzidos na área da saúde. Esta tripla missão tem tido papel decisivo em sua perenidade e qualidade, fazendo com que a história do Instituto esteja fortemente ligada à própria história da saúde pública em São Paulo e no país, revelando também um importante papel do Instituto na pesquisa, preservação e extroversão desse patrimônio histórico. Diversos espaços de divulgação científica atuam em consonância: Museu Biológico, Museu Histórico, Museu de Microbiologia, Museu de Saúde Pública Emílio Ribas, Núcleo de Difusão do Conhecimento, Biblioteca, Núcleo de Documentação e Laboratório Especial de História da Ciência, tendo como objetos comuns a história, a comunicação entre o mundo das ciências e o público não especializado e a percepção que se tratam de espaços de ciência voltados para melhoria da saúde pública.

A formação de recursos humanos nesta área é de crucial importância para suprir a demanda de profissionais capazes de propiciar sensibilização, reflexões, motivação e enlace comunicacional entre história, divulgação científica e educação em saúde, cuja especificidade de ações e linhas de atuação não encontra paralelo em outras instituições de saúde do Estado de São Paulo.

A formação para atuação no campo do patrimônio histórico e ambiental em espaços dedicados à saúde pública e às ciências, como o Butantan, contribui para a compreensão, preservação e valorização dos acervos documentais, museológicos, arquitetônicos, bibliográficos e biológicos dessa área. A articulação desses patrimônios com a formação em educação não formal e em divulgação científica propicia a produção de novos conhecimentos e a sua disseminação a um público amplo. O conhecimento mais aprofundado das trajetórias institucionais, biográficas, programas e produtos da área que resultam em um rico patrimônio relacionado à saúde pública e também, o conhecimento do seu público potencial e efetivo, contribui para melhorar a comunicação dessas áreas com a sociedade.

O Programa, portanto, objetiva capacitar novos profissionais para atuar nos campos relacionados à história, educação não formal e divulgação científica em ciências e saúde, visando o estabelecimento de novas relações entre espaços de produção científica e a população para a qual essa produção é direcionada.​


Fonte: Butantan

Mais informações: estagios@butantan.gov.br​

 

envie seu artigo ao Portal Biomédico

Author Details
Graduando em Biomedicina, formado em jornalismo, web designer, empreendedor, autodidata, administrador página Portal Biomédico no Facebook e o blog Portal.
Dê o seu voto.
  • 195
    Shares

Graduando em Biomedicina, formado em jornalismo, web designer, empreendedor, autodidata, administrador página Portal Biomédico no Facebook e o blog Portal.

CONTATO
close slider